domingo, 30 de junho de 2013

Sequencia didática,utilização da tecnologia na sala de aula

Enfim, conclui meu estagio neste módulo. Agora pude começar a fazer uma referencia do teórico com a pratica. Bom, neste módulo estive observando sequencia didática dos professores aplicada na sala de aula. E uma relação desta pratica com o tema que pretendo pesquisar no meu campo  de estagio, a tecnologia aplicada na sala de aula.
Onde realizo meu estaio, a escola adota métodos de ensino pre determinados. São métodos conceituados e que dispõe todo material didático tanto do professor quanto do aluno. a sequencia didática de todos os conteúdos já vêm no livro didático do professor. O professor poderia simplesmente executa-lo, mas um diferencial que achei bastante interessante nos professores observados, eles usam esse material com base principal, mas sempre fazem suas alterações quando julgam necessário. Afinal cada turma tem uma particularidade, e o livro didático é feito de uma forma bem generalizada do conteúdo. Com isso o ensino cresce, essa flexibilidade e esse olhar crítico do professor faz com que o índice de falhas no aprendizado do aluno diminua. Dentro do meu tema específico observado, a tecnologia esse é muito utilizado dentro da escola, inclusive pelas turmas que estagiei o 1º período da educação infantil e o 2º ano do ensino fundamental. Na educação infantil o professor utiliza muito a tecno liga para apresentar vídeos para as crianças, músicas com imagens, filmes e os mesmos acabam tento um primeiro contato com o computador. aprendem a ligar, digitar as primeiras letras, digitar o nome que eles nesta turma já sabem escrever. Já na turma do segundo ano do ensino fundamental o próprio material didático dentro de cada conteúdo trabalho ele traz uma sugestão de site na internet onde esse assunto pode ser aprofundando. Também tem atividades no próprio livro que  propõe atividades no computador, na internet, aí é onde os professores levam os alunos na sala de informática para fazerem uso dessas ferramentas.
De acordo com o que eu venho lendo sobre a tecnologia na sala de aula, acho que os professores de uma forma geral ainda não conseguiram assumir o papel tecnológico dentro da sala de aula, eles ainda utilizam dessas ferramentas com pouca propriedade. Por um lado a culpa não é somente deles, o próprio sistema não oferece de uma forma bem objetiva e direta essa capacitação para os mesmos. Então eles acabam ficando limitados na hora de explorar essa tecnologia. Apesar deles utilizarem muito a sala de informática, mas eu achoque utilizam de uma forma mecanizada, inconsciente da importância da preparação desses alunos nesta área para sua formação pessoal e profissional.
Diante das minhas observações pessoais, por hora eu achoque uma das soluções seria a capacitação dos profissionais da escola,capacitá-los de uma forma bem direcionada para a tecnologia,mostra-los a importância dessas ferramentas, principalmente a internet que é o mundo na mãos, e se utilizada com consciência e contextualizada, pode fazer maravilhas na  educação. Outra sugestão seria os professores com essa capacitação nas mãos colocá-las em pratica com seus alunos, fazer despertar neles o mundo maravilhoso e cheio de possibilidades que essas tecnologias podem acrescentar no seu ,aprendizado. Agora é fundamental a participação do professor , dá direção certa da utilização dessas ferramentas, para que os alunos não percam o verdadeiro foco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário