segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Experiências Marcantes no Curso de Pedagogia

Iniciei meu curso de pedagogia no ano  2011 pela UFMG / UAB no pólo Araçuaí, hoje estou cursando o 4º período e venho tendo vários momentos marcantes durante todo esse tempo.
A tecnologia tem sido a área que tenho pensado muito em utilizar como problema de pesquisa para minha monografia, pois quando trabalhei no setor de tecnologia da SRE tive a oportunidade de conhecer várias escolas que dispunham de um enorme laboratório de informática, bem equipado e quase não eram utilizados como ferramenta de aprendizagem dos alunos.
E essa tecnologia é muito marcante em meu curso. Por se tratar de uma modalidade a distancia, o acesso a faculdade é todo através de computador e internet, para acessarmos os trabalhos utilizamos a plataforma moodle, que é uma ferramenta de aprendizagem.
Muitas pessoas tem preconceito em relação  a esta modalidade de ensino, acham que por ser a distancia e tudo ser via computador não é possível  aprender nada. E eu por experiência própria digo que é possível aprender sim, afinal estamos em um mundo cada vez mais informatizado e cada vez mais a tecnologia vem tomando espaço em nossas vidas, e porque não utilizá-la como forma de formação? Então vivenciar essa experiência tem sido um bom desafio.
Outra experiência marcante tem sido o campo do estagio, pois lá tenho compreendido muitos fatores que estudamos nos livros e vejo contextualizado no ambiente de estagio, como por exemplo, a questão da gestão democrática da escola, eu achava que a escola onde eu faço meu estagio era completamente democrática e quando percebi que o fato da escola criar regras e impô-las aos alunos não é uma característica de gestão democrática e sim autoritária. Engraçado isso que acho que nem a escola percebe isto como fator autoritário, pois a maioria de suas ações é democrática.
Isso é muito bom e importante, pois nos fazer aplicar na pratica toda a nossa teoria.
Bom, espero que até o final do curso eu possa ter muito mais experiências marcantes e que elas venham a contribuir para minha formação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário